Visita de produtores do Sul de Minas
O Sebrae, através do projeto Educampo, promoveu nesta semana um encontro entre os grupos de produtores participantes de Monte Carmelo e da região de Santo Antonio do Amparo - Sul de Minas (Cooperativa Santo Antonio Estate Coffee ). Foi uma excelente oportunidade para troca de experiências, e um dos locais visitados foi a Alto Buritis onde conversamos bastante sobre práticas de cultivo, gestão e principalmente como o projeto Educampo pode ajudar no avanço da sustentabilidade nas propriedades. Registramos nosso agradecimento a todos e ficamos a disposição para outros eventos.
O EDUCAMPO é um projeto de educação, voltado ao homem do campo, dinâmico e permanente, que busca, por meio da capacitação gerencial e técnica de grupos de Produtores Rurais, desenvolver todos os aspectos de gestão da propriedade, tornando-os mais eficientes e competitivos.
A terminologia Projeto é adotada devido ao caráter dinâmico observado no EDUCAMPO, conferido pelo seu papel na educação dos indivíduos e na sua adaptabilidade às características dos grupos e cadeias produtivas envolvidas, estando em constante evolução.
É importante salientar que os resultados do EDUCAMPO transbordam para os segmentos antes e depois da porteira, dando ao Projeto caráter sistêmico de atuação junto às cadeias produtivas.
A orientação e capacitação dos produtores são realizadas por meio do serviço de consultoria gerencial e tecnológica oferecido nas propriedades. A consultoria é conduzida por técnicos capacitados e com conhecimentos em metodologias que contemplam a assistência gerencial e técnica dos produtores, a partir do desenho de um plano de desenvolvimento, planejado previamente junto com os próprios produtores e os parceiros do projeto em uma determinada região, atendendo às demandas primordiais de cada grupo de produtores a ser desenvolvido.
A ação dos Consultores Técnicos de Campo é acompanhada pelo SEBRAE, pela empresa parceira e por consultores, que avaliam o cumprimento de metas preestabelecidas juntamente com os produtores e parceiros, de acordo com a sua capacidade de investimento e com as características produtivas de cada propriedade, identificadas por um diagnóstico individual. No planejamento da empresa rural são estabelecidas metas para insumos, produtos e efeitos de cada produtor. A soma das metas de todos os produtores constitui a meta do Projeto.
Para participar do EDUCAMPO é fundamental que o Produtor Rural apresente perfil empreendedor e esteja pré-disposto a se educar, a aprender, adotando as orientações do técnico que o acompanha, tanto no tocante às técnicas produtivas quanto aos controles gerenciais, que constituem o grande diferencial da consultoria oferecida pelo Projeto.
Os princípios básicos que norteiam o Projeto são o desenvolvimento do conceito de cadeia produtiva, pela aproximação de fornecedores e compradores; a consultoria gerencial e técnica; o pagamento do serviço pelos produtores e, eventualmente, pela empresa parceira; o trabalho com grupos de produtores e o efeito demonstração dos resultados; a parceria operacional com agroindústrias e cooperativas; e a avaliação sistemática de resultados, visando o aprimoramento constante das pessoas e do Projeto.
O grande diferencial do Projeto é a abrangência gerencial, monitorada conjuntamente pelos Consultores Técnicos e os Produtores, aferindo os resultados das inovações adotadas na rentabilidade e na lucratividade do negócio, apoiada na tecnologia da informação, por meio do software de controle das propriedades e da Central de Processamento de Dados do EDUCAMPO - CPDE, que facilitam a sistematização e a visualização dos resultados das ações implementadas.
Com foco no desenvolvimento das pessoas, está-se consolidando no país um novo modelo de extensão rural, efetivamente capaz de transformar a realidade de todos envolvidos com o Projeto EDUCAMPO.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Promover a educação do homem do campo, por meio de consultoria gerencial e técnica, proporcionando o desenvolvimento de seu negócio e o crescimento econômico da empresa parceira, estendendo seus benefícios a toda cadeia produtiva.
Objetivos Específicos
1. Viabilizar o acesso à consultoria gerencial e técnica como insumo estratégico para a capacitação do produtor e a modernização dos processos de produção agropecuária, integrando o Produtor Rural ao complexo agroindustrial;
2. Orientar sobre o gerenciamento da empresa rural e difundir inovações por meio de grupos de produtores, aumentando sua produtividade;
3. Trazer retorno econômico ao produtor, criando condições de aumento do seu lucro, e à agroindústria ou cooperativa parceira local;
4. Gerir co-participativamente o Projeto em parceria com cooperativas ou agroindústrias, da qual os produtores atendidos sejam fornecedores, fortalecendo o conceito de cadeia produtiva.
5. Estimular o senso cooperativo dos produtores, não apenas pelo compartilhamento da consultoria técnica do Projeto EDUCAMPO, mas pelo estímulo à realização de atividades em grupo;
6. Utilizar os grupos de produtores como referência, facilitando a multiplicação de ações junto aos demais produtores não participantes, extrapolando os resultados do EDUCAMPO, e
7. Estimular a terceirização da assistência técnica nas empresas parceiras como alternativa ao modelo atual adotado pelas mesmas.
Fonte: http://www.cpdeducampo.com.br/1/EducampoProjeto.htm
Categoria: Gestão | |
Tags: Educampo, gestão, produtores de café, Sebrae, Sul de minas, troca de experiências, troca de informações, visita | |