O nascimento de uma lavoura de café e seus custos

Publicado em 30/01/2016 às 11h27

Viveiro de café

Canteiros com mudas de café

Muda de café no viveiro

No início de dezembro passado estávamos plantando o décimo sétimo talhão da fazenda. Uma área de 12 hectares que recebeu cerca de 40 mil  plantas das variedades Paraíso e IPR100. Uma tarefa que teve início sete meses antes com a coleta de sementes e preparação do substrato para as sacolinhas que receberiam as sementes. Sempre fazemos nossas próprias mudas, tarefa que fica a cargo do Carlos que capricha muito para termos mudas bonitas e sadias - condição primordial para no futuro ter uma lavoura produtiva.

Aí vai a cronologia das atividades: Maio - Coleta e preparação das sementes. São colhidos frutos maduros de plantas perfeitas e carregadas, depois são descascadas sendo que cada fruto gera duas sementes, que são selecionadas e deixadas à sombra para secar. Ao mesmo tempo uma mistura de terra de subsolo, esterco de curral e adubos (fósforo e potássio) é preparada e preenche os saquinhos que são posicionados em canteiros. Ao final dessa tarefa é depositado de duas a quatro sementes  em cada saquinho em profundidade de 1 centímetro que são bem molhados e cobertos com palha, lona ou sacaria velha de juta. Daqui em diante é importante manter o substrato úmido para não interromper o processo de germinação. Uma cobertura com tela que bloqueia 30 a 50% do sol é instalada sobre o viveiro para ajudar a evitar o ressecamento. Junho a agosto - Nesse período, basicamente o trabalho consiste em acompanhar a umidade e irrigar quando necessário. Setembro - A semente já germinou, fincou raízes e inicia o lançamento do caule acima do substrato carregando na extremidade  o primeiro par de folhas envolto no pergaminho da semente. Após alguns dias, o pergaminho abre e libera as primeiras folhas que chamamos "orelhas de onça" (foto 1 de 18/09). Essa fase pode ser antecipada se acontecer um inverno mais quente. Outubro -  Muito trabalho nessa fase. Daqui pra frente, sementes de outras plantas vão germinar e serão necessárias várias capinas manuais. Pulverizações com fungicidas e micronutrientes são realizadas. Outra operação muito trabalhosa é o raleamento, que consiste em retirar o excesso de mudas de café, deixando apenas a mais saudável. (fotos 2 e 3 de 26/11). Novembro  - É claro que a essa altura muito trabalho aconteceu lá no campo onde as mudas serão replantadas - Nivelamento do terreno, correção e revolvimento do solo, medição e marcação das linhas, abertura dos sulcos, colocação de adubo orgânico e químico e fechamento do sulco. E se todas as fases acima forem bem feitas, ao final de novembro as mudas estarão prontas para o replantio, o que fizemos na primeira semana de dezembro (as fotos abaixo são de 19/12).

Muda de café recém plantada

Lavoura de café recém plantada

E quanto custa tudo isso? A tabela abaixo mostra os custos em cada fase e somente até o plantio.

Custos de implantação de lavoura de café

Ainda teremos os custos com os tratos culturais que se estenderão por longos 30 meses até a primeira colheita, sem falar no sistema de irrigação. Resumo: Aproximadamente 7 mil reais por hectare até o plantio, mais uns 7 mil por hectare nos tratos culturais e ainda cerca de 6 mil por hectare em equipamentos de irrigação - Total: 20 mil por hectare investidos até a primeira colheita. É uma cultura que demanda muito investimento e por isso não podemos errar. O retorno do investimento só acontecerá com uma gestão eficiente dos recursos para uma boa produtividade.

 

Categoria: Café
Tags: café, custo de implantação, mudas de café, viveiro

Comentários

Daniel oening de souza em 07/11/2018 12:27:55
Quanto fica para pantar 1000 pés de cafe cronal
sandra em 15/10/2018 14:49:13
Tenho um alqueire em Cajobi e onde compro as mudas para plantar? Como preparar a terra? E como tratar o café depois de plantado?
José Antonio em 15/09/2018 11:52:38
Olá Aldemar.
Nessa matéria, não vou poder te ajudar, pois fazer mudas de árabica é completamente diferente de mudas de robusta, e meu conhecimento é "zero" sobre isso. Principalmente porque é usual, e me parece que mais indicado fazer mudas de conilon a partir de estacas, chamadas mudas clonais. Acho que o melhor é pesquisar sobre todas as possibilidades e a internet tá repleta de vídeos e artigos sobre o assunto. Boa sorte!
ALDEMAR ANTONIO CALIMAN em 08/09/2018 19:43:14
Muito bom o seu trabalho.
Estou interessado em produzir mudas de café conilon * robusta*, das espécies mais produtivas conhecidas. Pretendo me instalar no ES região de Colatina e adjacencias. Você pode me ajudar? Pretendo iniciar pequeno e depois expandir. Já tenho terras próprias.
José Antonio em 04/08/2018 22:28:44
Reinaldo, como você pode ver no post, investimos cerca de 8 mil por hectare até o momento do plantio, que pode ser maior dependendo, entre outras coisas do espaçamento adotado. Quanto a quantidade de plantas, pode ser de 4 a 5 mil plantas por hectare para mecanização e até 10 mil plantas por hectare para cultivo totalmente manual.
Reinaldo chiconatto em 03/08/2018 19:35:40
Quanto custa para plantar um hectare de café e quantas plantas cabe em um hectare

José Antonio em 16/06/2018 15:31:00
Olá Danilo. Nesse espaçamento de 0,50m x 2,5m, dá pra conseguir um stand de 8.000 plantas por hectare, ou seja 38.720 plantas em um alqueire mineiro e 19.360 plantas em um alqueire paulista. Aqui, plantamos no início do período chuvoso, em novembro ou dezembro e daí um ano e meio teremos os primeiros frutos, que chamamos de "cata", por ser bem pouco - 2 a 3 sacas por hectare, se o desenvolvimento tiver sido bom. A primeira colheita de verdade, acontece dois anos e meio depois do plantio.


Danilo em 11/06/2018 08:23:15
Tenho alguns pés de cafe, bem poucos mas estão carregados, pretendo tirar as sementes e fazer mudas desses, aproximadamente 20000 mil gostaria de saber se com espaçamento de 50 cm entre pés e 2,50 entre ruas cabe 20000 mil em um alqueire e quanto tempo leva depois do plantio da muda no solo para produzir ter a primeira colheita.
José Antonio em 15/05/2018 09:13:42
Joseane, o gasto você pode conferir no outro post dessa série. Deu aproximadamente R$3,50 cada pé até até a primeira florada. Obviamente vai haver alguma variação em cada plantio, pois as condições locais vão requerer mais ou menos investimento. Quanto ao espaçamento, nós plantamos com 3,8m entre linhas e 0,7m entre plantas, para total mecanização. Como você fala em 2mil plantas, imagino que não será mecanizado e, nesse caso o espaçamento entre linhas pode chegar até 2m. É importante pesquisar bem antes de iniciar, tem muitas variáveis que precisam ser bem pensadas. Sugiro sempre procurar um técnico experiente na sua região e na impossibilidade, achar artigos bons na internet. Tem muita coisa que dá pra confiar. Dê preferência a artigos de entidades como a Embrapa, Epamig, Emater, por exemplo.
Joseane Marchioli Sant Ana em 13/05/2018 16:55:51
Quanto gastaria para plantar 2000 mil mudas de café, e qual a distância de uma rua para outra e de um pé para outro

José Antonio em 08/04/2018 12:11:21
Bom dia, Alex.
A primeira colheita nessa área deve iniciar no final de maio e a expectativa é para 40-45 sacas/hectare. Poderia ser maior se fosse irrigada desde o plantio, mas só conseguimos irrigar em outubro/17 no momento da florada, sob uma temperatura muito alta, o que também tirou uns 10-15% do potencial.

Alex Oldenburg em 03/04/2018 20:46:37
Olá parabéns pela iniciativa.
Qual a estimativa de produção para essa área?
marco em 14/02/2018 18:08:24
Boa tarde ótimas explicações sou agrônomo na região de Poços de Caldas trabalho com assistência e venda de Fazendas se tiver algum interessado em comprar propriedade eu posso ajudar
José Antonio em 11/02/2018 13:08:31
Olá Bruno. Essa sua pergunta é bem ampla e não tem uma resposta simples. Quanto aos custos de implantação, você já deve ter visto aqui nesses dois posts. Durante o período produtivo da lavoura, o custeio anual pode variar muito dependendo da região e dependendo do nível de tecnologia, aplicado, da produtividade, do tamanho da lavoura, etc. Diria que vai de 5 mil reais a 15 mil por hectare fora os custos com depreciação da lavoura e maquinários. Sugiro que contate um técnico com experiência em cafeicultura, e terão condições de fazer um plano de negócios contemplando todas as fases, despesas e receitas para verificar a viabilidade do negócio, considerando as suas particularidades.
José Antonio em 11/02/2018 12:58:08
Eufrásia, pelo que entendi, você já tem as mudas prontas. Também sugiro acompanhar essa série de posts sobre os custos de implantação da lavoura, acho que vai esclarecer suas dúvidas. Os cálculos são para uma área de 11 hectares de café (cerca de 40.000 pés), então para calcular de forma grosseira, é só fazer a proporção.
José Antonio em 11/02/2018 12:47:47
Olá Bruno. Com relação aos custos, dê uma olhada além desse post, no outro que é sequencia deste "O nascimento de uma lavoura de café e seus custos II". Essa lavoura, objeto desses posts dará sua primeira safra esse ano e após isso escreverei outro post, mostrando os custos e o resultado até então. Já com relação aos cuidados, devo te recomendar a ajuda de um agrônomo com experiência em cafeicultura. É uma cultura que demanda muito investimento, então não dá pra ficar sem uma boa assistência. Muitas situações demandam análises particulares para o caso, não dá pra generalizar.
emerson adriano gabriel em 09/02/2018 22:18:52
Boa noite quando fica 1 hequitare de café para esquiletia zela e colher
José Antonio em 06/02/2018 21:08:31
Eufrásia, pelo que entendi, você já tem as mudas prontas. Também sugiro acompanhar essa série de posts sobre os custos de implantação da lavoura, acho que vai esclarecer suas dúvidas. Os cálculos são para uma área de 11 hectares de café (cerca de 40.000 pés), então para calcular de forma grosseira, é só fazer a proporção.
José Antonio em 06/02/2018 21:03:16
Olá Bruno. Com relação aos custos, dê uma olhada além desse post, no outro que é sequencia deste "O nascimento de uma lavoura de café e seus custos II". Essa lavoura, objeto desses posts dará sua primeira safra esse ano e após isso escreverei outro post, mostrando os custos e o resultado até então. Já com relação aos cuidados, devo te recomendar a ajuda de um agrônomo com experiência em cafeicultura. É uma cultura que demanda muito investimento, então não dá pra ficar sem uma boa assistência. Muitas situações demandam análises particulares para o caso, não dá pra generalizar.
Eufrásia Hosken em 05/02/2018 23:20:33
Qual o preço para replantar 1000 pes de café.Explicando :a lavoura está pronta e só replantar
Bruno em 29/01/2018 14:54:59
Ola!gostaria de começar uma lavoura de café,estou muito interessado em saber os custos e cuidados.
José Antonio em 11/11/2017 23:05:20
Roque, de uma olhada no post relacionado acima, que você vai entender. Verá que o custo ficou até além dos 20 mil. Ficou em 24.044 por hectare, incluindo plantio, tratos culturais até a primeira florada e investimentos em sistema de irrigação.
Roque Tadeu Luchi em 25/10/2017 11:33:46
Ajuda-me a esclarecer, por favor: R$83,540,00 / 12ha = R$6.961,67/ha R$20.000,00 / ha? é isso ??? alguma coisa errada, não? ou mal entendida?


Semi Rodrigues de Moraes em 16/10/2017 22:30:51
Tenho propriedade rural no interior do estado de São Paulo em Santa Fe do sul e Itaja em Goiás , seria possível implantar uma lavoura de café em uma dessas propriedades , favor me mande o número de telefone , o meu 62 981122727 , grato Semi Rodrigues
Clauber em 06/10/2017 18:30:42
Expectativa de colher qto por há? Qual a espécie ?
Vagner Miranda em 08/08/2017 11:29:24
Obrigado ajudou muito
cesar em 25/05/2017 20:44:21
parabéns, pela explicação
Adalberto em 01/05/2017 00:28:25
Cafe
Carlos Vilas Bôas em 01/03/2017 11:10:27
Parabéns pela forma clara, objetiva e inteligente.
Muito obrigado pelas informações.
Carlos Vilas Bôas

Enviar comentário

voltar para Blog Café

left tsN fwR uppercase b01n bsd show|tsN center normalcase show bsd b01ns fwB|fwR uppercase b01ns bsd center hide|bnull||image-wrap|news login uppercase c10 sbse|fsN fwR uppercase b01 bsd|b01 c05 bsd|login news fwR uppercase bsd c10 b02ne|tsN fwR uppercase c10 sbse|fwR uppercase bsd b01|content-inner||