O nascimento de uma lavoura de café e seus custos II

Publicado em 28/09/2017 às 15h11

florada café primeira safra

Em janeiro de 2016 escrevi um post com o mesmo título deste (acesse aqui), e que foi o mais visto até hoje no site. Passados  dezenove meses, acredito que os leitores vão se interessar em conhecer o que aconteceu desde então.

Uma nova medição mostrou que a área não chega a doze hectares, mas onze.  Pos vários motivos, houve atrasos e a lavoura ficou todo esse período no sequeiro, e a irrigação ficou pronta para funcionar apenas agora em setembro. Apesar de apresentar bom desenvolvimento, seguramente houve alguma perda nas primeiras safras.

Creio que o que chamou bastante a atenção dos leitores foi a divulgação dos números relacionados aos custos de implantação da lavoura.

Custo produção café

Nesses próximos quadros, faço um resumo de toda movimentação financeira  na data do desembolso, ou seja, sem qualquer correção. A data de corte é 31 de agosto, já que toda despesa a partir de 1º de setembro deixa de ser considerada investimento e passa a ser despesa de custeio da safra que será colhida em 2018.

Custo produção café

Custo produção café

Algumas observações:

1 - O gasto com mão de obra, poderia ser uns 20% menor, pois tivemos que fazer uma capina manual por problemas de eficiência do herbicida pré emergente;

2 - O valor do investimento em energia e irrigação foi elevado por tratar-se de um sistema de gotejamento da Netafim todo automatizado, com reservatório revestido com geomembrana e, por ser uma área relativamente pequena, o investimento por hectare ficou muito alto.

3 - Por outro lado, outros custos não estão incluídos, já que toda a estrutura da fazenda (tratores, implementos, colhedeira, recolhedora,  terreiros, etc.) irão atender mais essa área sem a necessidade de ampliação.

Apesar do alto investimento, nossa expectativa é de uma produção nas primeiras safras de 50 sacas por hectare em média, com o retorno do capital em quatro-cinco colheitas. Mas, para a materialização desses números, contamos com clima e mercado pelo menos como na situação atual, o que não é certo, claro. O primeiro tem nos causado preocupação já que tem sido desfavorável nos últimos cinco anos, com índices pluviométricos na casa dos 1.100-1.200mm de chuva enquanto 1.500-1.600mm seria considerado normal, e quanto ao segundo, tão imprevisível quanto o primeiro. A conferir, portanto.

Categoria: Café
Tags: café, custo café, custo de produção, implementação, investimento café, irrigação, lavoura de café, produção

Comentários

José Antonio em 04/08/2018 22:21:48
Olá Eder, primeiramente desculpe pela demora, mas estamos muito envolvidos na colheita nesses dias.
Bom, esse sistema custou cerca de 8 mil reais por hectare. Gotejamento Netafim, totalmente automático, equipado para fertirrigações. Recentemente instalamos um outro com as mesmas caracteristicas numa área de 25 hectares e também custou o mesmo.
eder em 08/07/2018 12:41:56
Bom Dia. Gostaria de agradecer pelo site e informações aqui postadas. Poderia detalhar mais o custo de implementação do sistema de irrigação aqui relatado? tenho um propriedade de 10 ha e gostaria de investir em café, e por ser uma região de terra mista e com irregularidade de chuva, estou analisando a possibilidade. Obs: Cultura ainda não implementada.
obrigado
José Antonio em 13/01/2018 19:26:31
Wilker, o custo de uma muda aqui na fazenda está em torno de R$0,20. Pelo que sei mudas clonadas são usadas no conilon, e aqui na nossa região só temos mudas a partir de sementes de arábica, então não tenho ideia da diferença de preço. Mas dá pra você pesquisar o preço da muda clonada aí, e substituir pelos vinte centavos. Obrigado.
Wilker em 11/01/2018 21:05:21
Primeiramente parabéns pelos posts.
No post nascimento da lavoura, caso opte pela aquisição de mudas de clones ao invés de cultivar as mudas a partir das sementes, como ficaria o custo por hectare, para uma área similar a sua 11~12ha?

Enviar comentário

voltar para Blog Café

left tsN fwR uppercase b01n bsd show|tsN center normalcase show bsd b01ns fwB|fwR uppercase b01ns bsd center hide|bnull||image-wrap|news login uppercase c10 sbse|fsN fwR uppercase b01 bsd|b01 c05 bsd|login news fwR uppercase bsd c10 b02ne|tsN fwR uppercase c10 sbse|fwR uppercase bsd b01|content-inner||