Meu cafezal em flor...

Publicado em 20/09/2015 às 19h37

Florada do café

 

Floração do café

Não poderia ser mais perfeito. Uma chuva volumosa na hora certa e o resultado pode ser visto nas fotos. Uma pena que não podemos sentir o perfume e ouvir o zunzum das abelhas.

Todos os anos não há momento mais esperado (e tenso) para um produtor do que este. Uma florada abundante no momento certo, é a primeira condição para uma boa colheita. Um momento muito crítico e altamente dependente das condições climáticas. Normalmente, as plantas estão em situação de estresse por falta de umidade, após um longo período de estiagem no outono e no inverno. Com isso, partes da planta sofrem mutações e muitas gemas vegetativas que iriam produzir ramos e folhas são transformadas em botões florais e no final do inverno estão prontos para abertura das flores. O estímulo para disparar e iniciar esse processo vem com alguma mudança no clima - aumento na umidade do ar ou até mesmo uma queda repentina na temperatura podem ser suficientes.

Botões florais do cafeeiro

 

Os botões crescem repentinamente, tornam-se na cor creme e após cerca de onze dias as flores abrem absurdamente brancas. O problema é que, se isso não for acompanhado de uma boa chuva ou irrigação num bom volume, de forma que toda a planta fique bem hidratada e com alguma reserva de umidade no solo, o que vai acontecer é um baixo pegamento da florada, ou seja, muitos botões vão cair sem fecundar. Mesmo que a fecundação ocorra e a planta não consiga suprir os frutinhos com umidade e nutrientes, a perda será inevitável. Portanto para garantir uma boa safra de café e de qualidade, uma boa florada é apenas o primeiro passo. A partir daí começa uma saga que vai exigir muito planejamento e trabalho de nossa parte para proporcionar as plantas condições de manter os frutos. Isso consiste em fornecer nutrientes, água nos períodos de veranico, e livrá-las das doenças e pragas por um período de oito longos meses até que os frutos estejam maduros e prontos para a colheita. Aqui cabe uma informação extra: A flor do cafeeiro arábica não necessita de insetos e nem de pólen de outra flor para ser fecundada, ela contém a parte masculina e feminina e se auto-fecunda. 

Flores café

 
Felizmente, está tudo dando certo esse ano na Alto Buritis, no último dia 7 iniciou a chuva e em dois dias caíram 80 milímetros o que é suficiente para abertura das flores e pegamento dos frutos. A promessa é de uma colheita abundante em quantidade e qualidade, já que praticamente 100% das flores abriram simultaneamente, o que vai proporcionar um desenvolvimento e maturação uniformes sem frutos verdes no momento da colheita.
 
Enquanto isso na fazenda, as atividades não cessam. Terminada a colheita, o trabalho não para. Enquanto a torcida pela chuva era grande (e ainda é), o Noé já estava fazendo a poda chamada de "esqueletamento" nos talhões 2, 3 e 5, o Aldo e o Sérgio por sua vez com a missão de preparar um mistura de palha de café com esterco de granja de peru para em seguida aplicar sob a copa dos cafeeiros, eu e o Carlos cuidando da finalização do processamento pós-colheita e do viveiro de mudas que será plantado em dezembro numa nova área (talhão 17). Tudo isso enquanto o Luiz, o Douglas e o Lucas finalizam a construção da nova casa na fazenda onde irão morar o Douglas e a Bruna que vão se casar mês que vem. 
 
Em tempo: Os mais "experientes" logo notaram que o título do post é uma referência a música de Luiz Carlos Paraná lançada em em 1967 pela dupla Cascatinha e Inhana. Aqui está um link para um vídeo onde Cascatinha e Inhana interpretam a música "Flor do Cafezal". Para quem interessar, no youtube tem outras versões com Rolando Boldrim, Pena Branca e Xavantinho, e outros.
 
Categoria: Café
Tags: alto buritis, botão floral, café, Cafezal, Flor, floração, pegamento

Enviar comentário

voltar para Blog Café

left tsN fwR uppercase b01n bsd show|tsN center normalcase show bsd b01ns fwB|fwR uppercase b01ns bsd center hide|bnull||image-wrap|news login uppercase c10 sbse|fsN fwR uppercase b01 bsd|b01 c05 bsd|login news fwR uppercase bsd c10 b02ne|tsN fwR uppercase c10 sbse|fwR uppercase bsd b01|content-inner||