Fomos à Expo Coffee 2018 - Seattle

Publicado em 14/05/2018 às 18h55

Expo Coffee 2018

Estive representando a Alto Buritis na Expo Coffee 2018 em Seattle (EUA), evento promovido pela SCA (Associação Americana de Cafés Especiais), em viagem patrocinada pela Syngenta através do programa PIN (Produtividade Integrada) no qual fomos premiados pelo primeiro lugar em consistência na preservação da qualidade. Nosso lote conseguiu a mesma pontuação antes e após o processamento pós-colheita, o que mostra que nosso processo está mantendo o potencial de qualidade de nossos cafés.

Fui acompanhado por um produtor do cerrado, outro do sul de minas e pelo pessoal da Syngenta responsável pelo programa Nucoffee (saiba mais), a quem agradeço muitíssimo.

Prêmio PIN 2017

Os pontos altos da viagem:

A visita à exposição sem dúvida foi muito marcante. Pelo que vi, não é voltada propriamente para produtores que não comercializam diretamente com torrefadores, mas é muito grande e contempla todos os elos da cadeia, da produção ao consumo, passando pelas mídias especializadas, concursos, palestras, cursos, treinamentos. Os produtos direcionados às várias formas de extração da bebida, com certeza são maioria, e estão cada vez mais tecnológicos, com múltiplos sensores e displays e também conectados, com aplicativos dedicados nos Smartfones. Por tudo isso, acho que vale muito a visita, pelo menos uma vez. Nos dá uma clara noção de quão vasto e vibrante é o universo do bem que nós produzimos, o que só faz aumentar ainda mais a paixão e a responsabilidade.

Andando pelos inúmeros corredores, não pude deixar de notar:

  • É enorme o número de pessoas que se interessam e amam estar juntas e conversando sobre o universo café. Desde a abertura da exposição até o final, o vaivém, o entra e sai, o burburinho nas inúmeras rodinhas chega a ser frenético e contagiante.
  • Em se tratando de café, há gostos para todo tipo de produto final, seja na forma de extração, de apresentação, quente ou gelado, oriundo de uma ou outra origem.  É grande a variedade em todos esses quesitos e percebe-se muitos adeptos a todas as nuances da bebida.
  • Com relação às origens, há claramente um esforço por parte dos produtores para diferenciar os cafés das várias origens e mais ainda, subdividindo as regiões em sub-regiões ainda menores, só da indonésia, pude contar umas vinte origens diferentes. E também fazendas individualmente  tentando emplacar seu "single origin".
  • Conforme o que nos tem falado os especialistas em palestras e artigos, também pude perceber que o Brasil é sim, importante fornecedor de cafés especiais. Se fomos no passado conhecidos por produzir apenas em quantidade, cafés para compor blends, isso está sendo superado em boa velocidade.
  • Mais uma vez, reforçou em mim a percepção de que eventos grandes aqui no Brasil deveriam ser priorizados pelas lideranças de entidades representativas e/ou empresas que os promovem em detrimento a inúmeros outros muito pequenos e tímidos que pipocam em todo canto. Se por um lado, os mais próximos do produtor facilita o acesso, por outro lado, não atrai tanto em razão de temas repetitivos e profusão de encontros, dificultando a realização por falta de patrocínio.
  • Corredor Expo Coffee 2018

Outros dois bons momentos foram:  um encontro organizado pelo pessoal do Nucoffee, com clientes compradores de café, os representantes da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, e outros convidados, no qual os professores Flávio Meira Borém e Rosane Freitas Schwan palestraram sobre o uso de fermentações controladas para conseguir melhorias nos atributos sensoriais do café, e a visita a Starbucks Reserve. Não se trata de uma das quase 30.000 cafeterias da rede, é um conceito totalmente novo em que o mesmo espaço acondiciona uma torrefação, uma boutique de produtos afins, um espaço de co-working  e uma completa Coffee Shop. Tudo super bem decorado, amplo e planejado para instigar a curiosidade e facilitar interações do público com os atendentes e o mestre de torra.

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

Starbucks Reserve

E finalmente muito interessante,  foi a visita à Mukilteo Coffee Roasters (www.mukilteocoffee.com) , uma singular torrefação combinada com charmosa cafeteria e restaurante, surpreendentemente instalada no meio de uma floresta, na Whidbey Island, ao norte de Seattle. Uma experiência muito rica poder ouvir a história da torrefação e a forma de se relacionar com os produtores,  contadas pelo próprio fundador (Gary) e sua esposa (Beth),  ver de perto os detalhes do processo e, mais tarde saborear um delicioso almoço num ambiente muito acolhedor e lindamente decorado. Um luxo. Só aí entendi o porquê de, apesar da distância e do isolamento, o espaço ser muito frequentado todos os dias.

Torrefação Mukilteo

Restaurante Mukilteo

Van Mukilteo

Pra quem ficou interessado em conhecer, em 2019 a Expo Coffee será realizada em Boston e o site é http://coffeeexpo.org

 

Categoria: Café
Tags: Expo Coffee, Mukilteo, Nucoffee, Seattle, Starbucks Reserve

Enviar comentário

voltar para Blog Café

left tsN fwR uppercase b01n bsd show|tsN center normalcase show bsd b01ns fwB|fwR uppercase b01ns bsd center hide|bnull||image-wrap|news login uppercase c10 sbse|fsN fwR uppercase b01 bsd|b01 c05 bsd|login news fwR uppercase bsd c10 b02ne|tsN fwR uppercase c10 sbse|fwR uppercase bsd b01|content-inner||